Especiarias ou Tonificantes? Quando usar e qual a diferença?

postado em: Anti Vata, Dicas | 4

Quando falamos em Ayurveda estamos nos referindo a constante compreensão do que é equilíbrio e do que não é. E quais são as bases daquele desequilíbrio e os elementos necessários para harmonizar tudo.

Simplificando é usar um casaco no frio. Colocar lenha na fogueira que está pra apagar. Tirar a lenha da fogueira que não quer acender por estar abafada, é olear o motor do carro para que gire mais fácil. Essas são formas simples e exemplares de como trazemos o equilíbrio para o meio. É só beber água quando se está com sede.

Perante a necessidade de trazer esse mesmo conceito exterior pro mundo interior, o Ayurveda traz o entendimento e a racionalização em um uso medicinal daquilo que está ao nosso redor. Com isso podemos entender o efeito de cada coisa em nosso corpo, em cada determinado momento. E com o guia certo passamos a saber o que o nosso corpo mais se assemelha e mais se difere. De forma a manter a fogueira forte, saudável, sem queimar lenha demais e também sem acumular. Nem muito ar, nem muito fogo, nem muita lenha. Mas um equilíbrio desses elementos.

Mas para cada indivíduo, e somos bilhões deles, existe um equilíbrio específico. O movimento circulatório, as enzimas digestivas, os tecidos corporais. Todos são diferentes uns dos outros. E essas características se diferem para o Ayurveda em 3 grandes grupos. Os doshas de Vata, Pitta e Kapha. Movimento; Metabolismo; Nutrição.

vpk

Significa que nossa busca é ter um bom movimento – circulatório e de idéias; metabolizar os alimentos e sentidos do corpo; agregar somente a matéria que devemos pra manter uma vida saudável. Nem de mais nem de menos dos três, para cada um de nós.

Para entendermos o conceito central, o Ayurveda vê a digestão de tecidos de forma separada da criação de tecidos. Uma coisa é você diminuir tecido, outra coisa é aumentar. Excesso de tecido ruim você digere/diminui. Falta de tecido bom você aumenta/anaboliza. Então estamos falando de duas prioridades, digerir ou gerar tecidos. Digerir tecidos ruins e adicionar tecidos bons.

Para isso a Samkhya tem uma linha de produtos separados por essa base. As Massalas, Madhus e Panacéia desidratada digerem o excesso de Dosha/toxinas. O Ghee e o Tônico Ayurvédico repõe o tecido que foi digerido por um novo com altas propriedades nutritivas e regenerativas. Essa base traz o necessário para utilizarmos esse conhecimento milenar em nosso dia a dia, a ponto de nos nutrirmos do necessário para manter as atividades gerais, e excretarmos tudo o que não precisamos absorver no processo da vida.

dsc_0075

Usar especiarias até aonde precisamos digerir tecidos, usar alimentos doces e pesados até quando precisamos gerar tecidos. Esse equilíbrio é a base para manter um fogo digestivo saudável e uma produção de tecidos satisfatória para as atividades do dia a dia. Usar o Ayurveda como base para um corpo íntegro que nos possibilite realizar as funções espirituais, muito além dos desejos sensoriais e materiais. Aproveite a linha de produtos da Samkhya para trazer o Ayurveda funcional para próximo de você.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

4 Respostas

  1. Bianca Carvalho

    Muito interessante! Adorei saber mais sobre sabedoria que está sendo usada para elaborar cada produto!

  2. Aline Rocha Peres

    o madhu anti Kapha me tira a preguiça e me pôem pra “OBRAR” ( o número 2 tá um espetáculo,rsrsr) gratidão Edson e meninas Manu e Carol…

  3. Boa tarde Edson!
    Namaste ??
    Cada vez vejo mais a necessidade de um consulta pra poder introduzir corretamente tudo isso na vida.
    Gratidão.
    Norma Marques

  4. Estou conhecendo o conteúdo hoje e estou muito satisteita com a simplicidade e clareza dos textos. Parabéns! !!

Deixe uma resposta