Benefícios dos cosméticos naturais na pele a longo prazo

Foto: Lisa Hobbs

Você já pensou quantos cosméticos e produtos de higiene você usa por dia? Agora multiplique isso por todos os dias de sua vida… Parece bastante né, e é mesmo!!

A pele é o maior órgão do nosso corpo e ela se alimenta. Isso mesmo, ela se alimenta ao absorver o que entra em contato com ela. Por isso o que você se alimenta pela pele é tão importante quanto o que você se alimenta pela boca.

O Ayurveda, ciência milenar indiana, sempre nos ensinou que devemos hidratar e cuidar muito bem de nossa pele, tanto no calor, quando estamos mais suscetíveis a radiação solar quanto no frio, quando ela pode ficar mais ressecada.

Mas então para cuidarmos dela o primeiro passo é sabermos o que estamos colocando em nossa pele, a origem dos produtos que utilizamos.

A maioria dos produtos convencionais é fabricada com matéria prima de origem mineral e os óleos minerais formam uma camada superficial na pele, fechando os poros e evitando dessa forma a penetração da água. Óleos e outros produtos minerais são provenientes de petróleo. Agora imagine os malefícios que esses produtos podem causar ao se acumularem durante anos e anos de uso constante em nosso organismo.

Já os produtos de origem vegetal, como os óleos e manteigas vegetais, possuem uma afinidade natural com o tecido da nossa pele. Os lipídeos e ácidos graxos presentes nos óleos vegetais são mais facilmente reconhecidos e assimilados pelo nosso corpo e não criam então aquela película superficial que impede a respiração e hidratação da pele. Os óleos vegetais, portanto, proporcionam a maciez e umectação da pele. Faça um teste com um produto de origem vegetal e será possível perceber a diferença pelo toque macio e aveludado, pois a pele estará realmente umectada.

Lembra-se da quantidade de produtos que usamos em nosso corpo todos os dias? Sabonete, creme hidratante, shampoo, condicionador, pasta de dente, pomada, gel, desodorante….? Então fique atento ao que você usa para se cuidar! A longo prazo sua pele e sua saúde vão te agradecer!!

Por: Mariana Leal. Terapeuta em Ayurveda, Gine-Ecologia Natural, Thetahealing, Reiki e idealizadora da “Ibirá – Alquimia da Mãe Terra”. Contato: @ibira_alquimia.

Deixe uma resposta