O Ayurveda e o diagnóstico por Apps

Foto: Priscilla Du Preez

Ayurveda é a Ciência Milenar que nos traz informações sobre como cuidar de nosso corpo e mente adequadamente, utilizando de observação para entender como está o nosso corpo, e da sabedoria de muitos milênios de estudo para saber quais as formas de tratamento.

Com a popularização dos Smartfones e a grande quantidade de aplicativos nas mais diversas áreas do conhecimento, começam a aparecer soluções também na área da saúde, combinando inteligência artificial, IoT, Big Data, simulação entre outras ferramentas da Saúde 4.0.

Estamos presenciando uma onda de apps interativos que tendem a revolucionar a coleta de dados clínicos e ajudar muito na melhoria da saúde de todos nós. Alguns exemplos destes dispositivos são: Guardian Conect (monitor contínuo de Glicose), Empatica E4 (Monitor de dados fisiológicos), Reset-O (Acompanhamento terapêutico online de uso de substancias psicoativas), Audera (Headphone para pessoas com problemas auditivos), Anura (Mede dados fisiológicos e nível de stress por meio da câmera do smartphone) e o Gobe2 (Smart Band que mede níveis de hidratação, consumo calórico, batimentos cardíacos e uma série de outros dados). Nossa Ciência Milenar não poderia ficar de fora!

Como apaixonado pelo Ayurveda tenho pesquisado algumas soluções tecnológicas que utilizem conceitos dessa ciêcnai para ajudar no diagnóstico e indicação de tratamentos e encontrei um aplicativo bem interessante para análise e diagnóstico de língua (Jivha Pariksha). Sabemos que as diferenças entre cores, rachaduras, manchas, capa esbranquiçada, marcas de dentes, formato, entre outros aspectos da língua, podem indicar desde problemas digestivos, doshas em desequilíbrio, problemas posturais e até no tipo e localização de toxinas no paciente.

Recebi alguns diagnósticos testando o aplicativo, confesso que mais do que eu esperava. Mas o fato é que ele detectou minha língua geográfica e me recomendou uma rotina menos estressante e alimentos que pacifiquem meu vata, chegando até a recomendar asanas específicos com links do youtube para reproduzir as posturas do yoga. Muito disso de acordo com o que experienciei como necessário para meu equilíbrio. Este aplicativo está disponível apenas para android no momento e pode ser encontrado na play store no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atreyainnovations.sparkapp&hl=en Você pode se informar mais pelo site: http://www.thelolaapp.com/ Claro que nada dispensa o estudo de cada indivíduo com um bom terapeuta, mas é importante observar o avanço da Ciência e Tecnologia encontrando o Ayurveda. Pouco a pouco podemos ver que nossa Ciência Milenar traz uma grande gama de sabedoria para os dias de hoje!

Você pode se informar mais pelo site: http://www.thelolaapp.com/ Claro que nada dispensa o estudo de cada indivíduo com um bom terapeuta, mas é importante observar o avanço da Ciência e Tecnologia encontrando o Ayurveda. Pouco a pouco podemos ver que nossa Ciência Milenar traz uma grande gama de sabedoria para os dias de hoje!

Nosso escritor Fernando José de Almeida é diretor da 3Dimensional Fabricação Digital, apaixonado pelo universo maker, é especialista em impressão 3D e fabricação digital, professor do grupo Ânima de educação. Cursa formação em Ayurveda, mais infos no instagram @vivayurveda

1 comentário em “O Ayurveda e o diagnóstico por Apps”

Deixe uma resposta