Sananga – Medicina da Floresta

O Ayurveda nos ensina que devemos aprender suas teorias e aplicar seus ensinamentos, entendo os princípios dessa medicina e importando o conhecimento e experiências passadas. Mas nos diz também que não devemos importar a planta, mas aprender com os raizeiros locais e culturas nativas sobre como utilizar cada uma dessas medicinas.

A Amazônia, grande pulmão do planeta, é berço de muitas espécies vegetais e animais. Muitas delas, ainda desconhecidas pela ciência. Dentre tantas medicinas utilizadas pelos povos da floresta, está a Sananga: “tabernaemontana sananho”, arbusto tropical da família “apocynaceae”, que cresce na Bacia Amazônica, no norte da América do Sul.

De suas raízes é extraído um sumo, o qual é utilizado como um colírio natural. Para a preparação do colírio, as raízes do arbusto são batidas com água limpa e potável, resultando na extração do princípio ativo da planta. Um dos princípios ativos encontrados é a “ibogaína”, considerada um alcalóide. A Sananga é utilizada por várias tribos indígenas, entre elas, os Kaxinawás. Os índios tem o costume de pingar uma ou duas gotas em cada olho, antes de partirem para a caça, possibilitando que a percepção fique mais aguçada dentro da floresta. As cores ficam mais ressaltadas e o instinto apurado. Algumas tribos acreditam que a Sananga tem o poder de afastar maus espíritos e energias desqualificadas.

A forma de aplicação consiste em pingar de uma a três gotas em cada olho. A sensação de ardência é intensa por alguns minutos. Após o ardor, as cores se tornam mais nítidas e ocorre melhoria significativa no padrão visual. Fisicamente, o colírio auxilia no trato de doenças bacterianas do globo ocular. Auxilia no tratamento de catarata, glaucoma, miopia, hipermetropia, astigmatismo, dores de cabeça, conjuntivite, terçol e demais irritações nos olhos. Espiritualmente, a Sananga atua de forma direta no Ajna Chakra ou “terceiro oho”, ampliando a percepção e visão espiritual e sensitiva. Particularmente já experimentei e trata-se de uma experiência única. Possibilidade de ver as coisas ao nosso redor com “os olhos da alma”.

Nosso escritor e estudioso é Dejayr Ferreira, Ator, Shiatsuterapeuta e Terapeuta Ayurveda, atua em Porto Alegre e região. @dejayrferreira

1 comentário em “Sananga – Medicina da Floresta”

  1. Boa noite

    Muito interessante . Desconhecia , porém me recordou um episódio feito há muitos anos atrás, pela TV cultura, na Amazônia, aonde os índios, passaram nos olhos dos jornalistas, uma erva, antes de entrarem na mata.
    Poderia ter sido essa.
    Obrigada
    Angelica

Deixe uma resposta