Ayurveda – Medicina Milenar para toda a família

Foto: Mike Scheid

Entender como funciona o corpo de cada um pode se tornar um desafio quando se trata de adequar a alimentação e os cuidados físicos e mentais na rotina de uma casa. Mas existe sempre um grupo de práticas benéficas para todos de um mesmo circulo.

Podemos introduzir pequenos hábitos para cada pessoa dentro da residência e dessa maneira vamos aos poucos melhorando a qualidade de vida do núcleo familiar como um todo, pois uma pessoa que se alimenta bem, faz exercícios físicos e pratica meditação, acaba dormindo melhor, tem pensamentos leves e agradáveis e se sente relaxada e tranquila dentro do momento presente que esta vivendo, contagiando ao meio.

A pratica regular de uma atividade física aliada a meditação diária por pelo menos 10 minutos podem ser introduzidas no cotidiano trazendo diversos benefícios, entre eles melhorar o funcionamento do corpo, regular o intestino, aumentar o humor e a autoestima, mobilizar os dejetos, incentivar o Agni e a produção dos Tecidos.

Na alimentação buscamos escolher alimentos que nutrem o corpo de maneira positiva para todos, coisas que não sejam mucosas e que não acumulem toxinas, quando isso não é possível podemos fazer o uso de especiarias individualmente de acordo com a necessidade de cada um.

Observar o Agni (fogo digestivo) torna-se um ato significativo, pois partimos do principio de que cada indivíduo é único, sendo assim se o Agni estiver alto, baixo ou irregular a utilização de chás se torna bem vinda para equilibra-lo.

Como dito anteriormente o Ayurveda trata-se de uma conexão que traz harmonia entre o corpo a mente e o espírito. A saúde ocorre quando há equilíbrio entre o individuo consigo mesmo e com o meio como um todo. Bem estar familiar, social, ambiental, espiritual.

Saber como cuidar de sí e da sua família traz grandes vantagens para o processo de vida e nos auxilia a estarmos cada vez mais conectados com nossos objetivos e no rumo certo. Nesse sentido o Ayurveda traz a melhor forma de se praticar medicina familiar.

Karen Lisboa é terapeuta Ayurveda, estuda medicina natural feminina e busca representar a cura por meio da arte e cuidados com a família.

@karenmedeiroslisboa

Deixe uma resposta