Adoeceu na virada da estação? Massagem com mel!

Quando temos tempo para nos cuidar? Infelizmente é assim que começo um artigo sobre uma terapia muito eficiente, mas que muitas vezes não utilizamos nem ela e nem muitas outras, pela falta de tempo para dedicar a nós mesmos. Cozinhar adequadamente seria a melhor forma de se cuidar ou a mais fácil de fazer, se comparando a tantas outras opções?

Ainda que as terapias do Ayurveda sejam práticas complementares de uma Ciência completa, ainda sim cada uma tem sua utilidade. E estamos no começo do período de degelo da Ama/Toxina acumulada por tanto tempo em nosso sistema durante outono e inverno, que são períodos em que o Agni/fogo digestivo aumenta para que possa equilibrar com o tempo frio, comemos mais e comemos pesado durante esse período do ano.

É na chegada da primavera que devemos nos preocupar, com o calor aumentando o nosso corpo diminui o Agni e nossas toxinas derretem. Com o sistema funcionando harmonicamente, nossas impurezas são direcionadas para as 3 vias de excreção – fezes, urina e suor. Temos os dejetos mais abundantes e suor grudento. Mas quando o corpo não está em harmonia, a excreção pode não ser tão adequada assim, e essas toxinas grudam em nossos tecidos, promovendo o adoecimento.

O adoecimento acontece pelo processo sucessivo de desequilíbrio do corpo, somando “tempo+dosha+tecidos enfraquecidos” formando então um quadro de adoecimento.

Existem muitas formas de se desintoxicar, por meio da redução da dieta, por meio de saunas, por meio de chás de ervas específicas para cada situação. Mas uma das melhores formas para os problemas dessa característica de plasma intoxicado, pode ser citado como a Massagem Desintoxicante com Mel.

Temos um video completo e instruções sobre como fazer essa terapia no link a seguir:

Forum Samkhya – Massagem Desintoxicante com Mel

1 comentário em “Adoeceu na virada da estação? Massagem com mel!”

  1. Fiz isso e me senti realmente leve de um peso imenso!! Tava difícil respirar e caminhar por 15 min, por exemplo.

    Pela primeira vez estou curando uma sinusite sem antibiótico 🙏

    Também mastiguei algumas bagas de cardamomo, fiz inalação com essência de sálvia, tomei chá de guaco, usei Dhamapana…. Maravilhoso isso tudo! Obrigada!

Deixe uma resposta