As 04 formas de digestão para o Ayurveda

O Ayurveda é uma medicina milenar, tendo seus primeiros textos datados a pelo menos 03 mil anos atrás. Para o Ayurveda o grande foco e mantenedor da saúde física, mental e emocional é a nossa digestão.

Quando falamos em digestão muitos entendem como apenas o processo realizado pelo nosso estômago após finalizarmos uma refeição, mas, na verdade, esse processo é muito maior e envolve muitos outros órgãos, sentidos e corpos.

Quando falamos em digestão para o Ayurveda podemos identificar diferentes processos: 

  1. Digestão física, que engloba nossa boca, estômago, intestino delgado e intestino grosso e os alimentos (e não-alimentos) que consumimos; 
  2. Digestão emocional, que está ligado a nossa permissividade para sentir e expor aquilo que nosso corpo sinaliza precisar;
  3. Digestão mental, que se relaciona a nossos pensamentos, entendimentos, conclusões ou a falta deles;
  4. Digestão sensorial, que engloba todas as sensações que entramos em contato ao longo dos nossos dias, e ao longo da nossa vida.

Tudo o que comemos e não digerimos corretamente acaba por nos adoecer, seja comendo de mais, comendo de menos, comendo mal ou comendo sem atenção. 

O mesmo acontece com nossa digestão emocional, mental ou sensorial, seja sentindo, pensando ou entrando em contato de mais com aquilo que nos faz mal, de menos com aquilo que nos faz bem, evitando entrar em contato com nós mesmos ou não tendo atenção a tudo aquilo que vivemos a longo dos dias.

Adoecer é uma baixa capacidade de digestão física, emocional, mental e sensorial. CUIDE-SE!

Henrique Dellasta é Terapeuta Ayurveda e Naturólogo, e idealizador da @ACasaUniverso.

Atua na cidade de São Paulo com foco em Ansiedade, Depressão, Compulsão Alimentar, Estresses e Problemas Gastrointestinais sempre pelas bases do Ayurveda e da Naturologia brasileira. A Casa Universo – Pinheiros, São Paulo (11) 9.70865976 / hhterapias@gmail.com

Deixe uma resposta