Ayurveda no frio – 5 dicas práticas para se proteger!

postado em: Dicas | 3

Chegaram os dias frios!
Como manter uma saúde plena e não ser vítima de ataques de bactérias e vírus que se proliferam e pegam as pessoas com o sistema imune desatento?
Primeiramente como nossos avós já diziam – devemos nos proteger do frio e do vento com roupas adequadas, cobrindo bem os pés, tórax e nuca e orelha, locais de maior sensibilidade, também já descritos pelas medicinas chinesa e indiana. Mas como podemos realmente defender nosso corpo desses problemas sazonais? A Samkhya traz essas informações sintetizadas em 5 dicas, com a ajuda do Dr. Ricardo Balsimelli:

1. Somos feitos do que ingerimos – A adequação da alimentação é necessária, dando preferência a alimentos cozidos, quentinhos, evitando alimentos crus (apenas em horários do dia mais quentes, como no almoço e dependendo do seu Dosha/biotipo). O período ideal para sopas, cremes e caldos, podendo evitar os alimentos crus que exigem mais do nosso fogo para digerir.

2. Especiarias picantes para aumentar o fogo metabólico – Usar temperos um pouco mais picantes, que estimulam a digestão e produção de calor no corpo como os temperos encontrados nas Massalas Anti Vata e Massala Anti Kapha, tais como gengibre, cominho, sementes de mostarda, pimenta rosa, pimenta do reino, moderadamente.

3. Aumentar o Vigor/Ojas – Consumir chás que contém substâncias que melhoram a imunidade como gengibre, cravo, canela e camellia sinensis (chá verde). Isso mantem o sistema circulatorio enriquecido de anti oxidantes auxiliando o corpo a se livrar dos radicais livres, origem das doenças.

4. Densificar seus tecidos para reterem o calor – A oleação promove não só a proteção do corpo mas também melhora a retensão calórica dele. Podemos fazer auto massagem com óleos específicos para seu Dosha como Gergelim p/ Vata, Semente de Uva p/ Pitta e Girassol p/ Kapha. Em dias de ar seco pode-se untar levemente as narinas para proteger os pulmões.

5. Dinacharya, a rotina diaria do Ayurveda – Associando as dicas acima a um sono de qualidade, atividade física correta e receber procedimentos como acupuntura, massagens/abhyangas e procedimentos de desintoxicação e rejuvenescimento, você esta livre de qualquer processo malicioso e fica livre para caminhar em direção a felicidade. A oleação/auto massagem, exercício e meditação diários formam a rotina ideal.           Massagem - Exercício - Meditação

Ricardo Balsimelli

Nosso escritor: Ricardo Balsimelli é Médico com residencia em acupuntura pela UNIFESP-EPM
Especialização em Medicina Ayurvédica, Kayachikitsa (clínica ayurvedica) e Dravya Guna (alquimia ayurvédica)
Pós graduação em Mmedicina Ortomolecular pela FAPES
Instrutor de Meditação Mindfulness

Para mais informações sobre sua clínica: www.clinicasoha.com

3 Respostas

  1. Gostei muito!

  2. Qual o melhor remédio para esporão ?

    • Lucilene depende do biotipo da pessoa. As vezes oleo de ricino ja ajuda, as vezes escalda pés. Tudo varia, o ideal é conhecer um bom terapeuta para te direcionar.

Deixe uma resposta