Ayurveda: O que é, de onde vem. E nós, pra onde vamos?

postado em: Dicas | 8

Nesses últimos dias…… que dias! Que noites! Sol nascente, sol poente. Calor que não tem hora. Seja as quatro ou as oito, as quatorze ou vinte e duas horas.

Tempestades, secas, uma confusão de sentidos, pensamentos, sensações e informações. Jornais, revistas, internet, celulares. Quanta coisa! Aonde sobra espaço pro meu EU nisso tudo? Ok ok, vamos recomeçar… com calma.

A Origem

Ayurveda teve seu estudo compilado por Dhanwantarie, conhecido como a 17a encarnação do Lord Vishnu, nosso Deus Criador. Dhanwantarie agiu como o primeiro cirurgião da História como a conhecemos e, baseado nas tradições Védicas, é tido como o Ser que tornou esse Conhecimento acessível ao Homem deste mundo.

Essa figura de quatro braços segura em suas mãos, A Shanka – concha sagrada que ecoa o som universal, as Escrituras Sagradas, o Pote de Ambrosia Celestial e o conhecimento do uso das Ervas. Esse é Dhanwantarie.

ayurveda3

O que está ao nosso alcance

A Escritura que Dhanwantarie segura representa tudo que é conhecido e desconhecido no Universo, o que chamamos de Vedas.

O Pote Dourado representa o Néctar do Universo, o Suco da Imortalidade, Ambrosia;

As Ervas representam a Cura por meio da naturalidade do que há ao alcance de nossas mãos, o uso correto da matéria;

A Concha ou Shankha, por fim, representa a fertilidade. Aquilo que está vazio e esperando para ser preenchido, guardado e protegido para se desenvolver. Também representa o som constante de um Buddhadharma (aquele que compreende que é um ser de Luz e veio para iluminar), o espaço Éter que contém o Infinito da Sabedoria.

Compreensão

Esse conhecimento, na época em que foi codificado, não tinha aplicação prática. No tempo da transcrição dos Vedas não haviam doenças, o Homem daquele tempo não continha os distúrbios e desequilíbrios que presenciamos hoje. Dessa forma, o Conhecimento foi preservado por um período entre 7.000 e 12.000 anos, passando de Mestre para Discípulo, para que fosse mantido vivo e possibilitasse ao homem dos dias de hoje acesso àquilo que o tiraria da era de Kali-Yuga (período do calendário Hindu que compreende os anos em que os valores morais declinam e a matéria sobrepuja a espiritualidade) e o colocaria novamente no Caminho de Luz.

O Passado, Presente e Futuro

O mundo como conhecemos não existe; nunca existiu. O que consideramos saber torna-se passado no momento que se lê a frase seguinte. Vivemos em uma constante volatilidade de elementos, reações e mudanças. A única coisa que podemos afirmar hoje é que nada sabemos. Não sabemos de onde viemos e pra onde vamos. Só sabemos que existimos. Mas estamos conscientes disso?

A Ayurveda vem ao Homem de hoje para ajudar sua existência, auxiliar o equilíbrio do Ser, promover a melhora do corpo físico tornando-o capaz de conter um Corpo Espiritual evoluído.

A Raiz e a Compreensão Final

Ayur-Veda; do sânscrito Ayur(Vida) e Veda(Conhecimento). Utilizemos das Escrituras de Dhanwantarie para adquirir o Conhecimento da Vida, da nossa própria vida; Entender nosso corpo, rotinas, padrões, digestibilidade, para que possamos moldar nossa rotina nos aproximando de Dinacharya cada vez mais (práticas conscientes da Rotina Diária). Dessa forma criamos o envólucro ideal para bebermos da Ambrosia Celestial, tornando-nos um com o Todo, uma Gota com o Oceano de Néctar. Utilizamos aquilo que está ao nosso alcance, o Verde tão rico de nossa Terra para estar cada vez mais próximos do equilíbrios de nossos problemas (Doshas).

Por fim, estejamos sempre um com o Som do Infinito. Escutando aquilo que ecoa dentro de nós, e está em todo lugar. Aquele que têm consciência de si mesmo, compreende o Todo e torna-se Uno com Ele. Que os Vedas, as Ervas, o Néctar e o Som da Infinitude possam chegar a Todos; que aquilo que Dhanwantarie traz ao mundo seja usufruído por todos! Ao encontro do que há dentro de nós, removendo o véu de ignorância imposto por nossos padrões e pela mente pequena.

Charaiveti Charaiveti

Siga em frente, siga em frente.

 

8 Respostas

  1. E aí em plena kali yuga, essa ciência milenar se encontra mais moderna e atual que nunca!

  2. Sergio de oliveira dias

    Muito boa explicação..

  3. FERNANDA MARIA PRATES DA SILVA

    Pessoal, boa noite! Apos fazer o teste descobri que sou Vata. Realmente me encaixei com várias de suas características como a constipação instestinal, sono leve e outras, porém fiquei na dúvida, pois sou uma pessoa extremamente calorenta e n vi essa característica nos vatas. Mais uma dúvida : qual seria o remédio mais indicado para resolver o caso da constipação intestinal e do sono? Desde já agradeço a todos.

    • Olá Fernanda. Cada caso é um caso. E o ideal é sempre contatar um terapeuta. Ainda sim, vamos levar em conta que o teste deu Vata e voce relata muitas coisas Pitta (calorenta por exemplo). Então se dissermos que você é Vata-Pitta (ou pitta-vata) queremos dizer que voce é leve, quente, rápida, ansiosa, inteligente, ágil, inquieta.
      Se estudarmos os sabores que são seis:
      amargo, adstringente, doce, salgado, picante, ácido.
      O sabor Doce teria a melhor propriedade de todos para voce, possibilitando os elementos água+terra unidos, esfriando seu corpo e possibilitando ao seu metabolismo algo pesado para digerir (um local aonde aproveitar o calor digestivo).
      Então podemos pensar no Tonico Ayurvédico como forma de gerar bom Ojas/Vigor/Nutrição/Estabilidade consumido pela manhã, podendo ser 1 colher de sobremesa no suco matinal, ou puro bem mastigado. E o Madhu Anti Vata 2x ao dia, após almoço e janta, para equilibrar as excreções e manter o sono mais pesado um pouco. Pode tambem fazer consumo livre do Ghee nas refeições, óleo que acalma o sistema nervoso e repõe a bainha de mielina perdida no decorrer da vida.
      Ainda sim vale destacar que nada substitui a visão de um bom terapeuta.

  4. Prezados , (as), boa tarde; após uma leitura dos conteúdos publicados no vosso site, achei tudo muito positivo…Entendo que as palavras, quando bem utilizadas, tem muito poder de mudança….No meu caso , em particular, não sei bem onde o meu estado físico e mental se localiza…. tendo em conta as 3 variáveis possíveis..no entanto tenho andado com dor de cabeça, gazes, e alguma falta de ar…o último diagnóstico , foi refluxo gástrico…..O que vocês me aconselham ????
    Cumprimentos fraternos, cheios de bons fluídos,
    Josival A.B Junior

    • Ola Josival. Como voce citou, seu problema pode vir de qualquer uma das fontes de agravamento de Vata, Pitta ou Kapha. O ideal seria o contato com um terapeuta.
      Para te dar uma melhor compreensão do tema já vi casos em que a constipação bem seca foi a causa do acúmulo de toxinas – Vata, levando a um corpo mais seco e como a toxina era reabsorvida gerava acidez e por fim o refluxo. O caso mais comum é em indivíduos com agravamento em Pitta que tem a natureza mais ácida e por conta disso mais suco gástrico e logo o refluxo.
      Por fim o caso Kapha vem de uma natureza mais densa e compacta, causando entupimento e embotamento do sistema digestivo, gerando esse retorno do fluxo gástrico pela presença excessiva de matéria e pressão no local.
      Por fim termino dizendo que já tratei esses problemas com os Madhus e Massalas de seus respectivos Doshas. Mas o Haridra Kumari costuma resolver todos os casos, consumindo ao menos 2 comprimidos pela manha com o copo de agua morna. Mas sempre vale a avaliação de um profissional da saude.

  5. Olá!
    Estou numa fase da vida em que me sinto desvitalizada, deprimida, como se não conseguisse enxergar o dia de amanhã. Sinto-me não valorizada no meu trabalho e tenho crises de rosácea cada vez mais frequentes. Por coisas do destino, ouvi uma pessoa falar da ayurveda e me interessei. Fiz o teste, sou Pitta e gostaria de saber como voltar a ter minha energia de volta, a vontade de viver e o positivismo. Obrigada pela ajuda.

    • Olá Lili. A boa é fazer uma consulta mesmo. O teste só te da uma direção, precisamos sempre de um auxílio terapêutico direto para ter a dieta adequada, a rotina, e o mais importante, tomar consciência sobre quem somos e como agregamos aquele conjunto de problemas.
      Atendemos em SP e VOlta Redonda e temos bastante gente para indicar em outras localidades.

Deixe uma resposta