Como o Ayurveda pode resolver sua insônia?

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Na perspectiva ayurvédica são definidos três tipos de desequilíbrios do sono:

1. Insônia tipo VATA: Quando se acorda após 2h da madrugada e tem dificuldade para voltar a dormir. O corpo está exausto, mas a mente não para de pensar. Geralmente acompanhado com mãos e pés frios. Sendo este, o tipo de insônia mais comum.
2. Insônia tipo PITTA: Quando se tem dificuldade para dormir ou acorda antes das 2h da madrugada e não consegue voltar a dormir. Geralmente acompanhada por intensa atividade mental, calor, fome e azia.
3. Insônia tipo KAPHA: Quando você dorme e tem dificuldade para acordar. Normalmente acompanhado de embriaguez mental ao acordar e acorda cheio de muco.

Aproveite para fazer o Teste de Dosha da Samkhya e entender melhor sobre como seu corpo funciona

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Isso ocorre pois no decorrer das horas, a atuação de Vata, Pitta e Kapha varia (clique para ler mais sobre cada um) .

  • Das 22:00h até as 02:00h da madrugada há maior predomínio de Pitta, e se o indivíduo estiver com desequilíbrio desse dosha, poderá apresentar sintomas de insônia no horário noturno de pitta
  • Das 02:00h até as 06:00h da manhã há maior predomínio de Vata, e a pessoa com desequilíbrio desse dosha geralmente acorda durante esse período e tem dificuldade de voltar a dormir
  • Das 06:00h até as 10:00h da manhã há maior predomínio de Kapha, e a pessoa com desequilíbrio desse dosha apresenta dificuldade de acordar e sensação de que dormiu bastante, mas ainda acordou com sono e cansado.

 

Para reverter esse quadro de insônia, é necessário adotar um estilo de vida que vá apaziguar o excesso desse dosha em questão.

 

PACIFICAÇÃO DA INSÔNIA TIPO VATA

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Kit Completo Anti Vata

Antes de tudo, recomenda-se uma dieta de pacificação do vata:

 

ANTES DE DORMIR

Deixar de molho amêndoas com água por algumas horas, e fazer uma batida de amêndoas com massala chai antes de deitar. Para isso, basta descartar a água que hidratou as amêndoas, bater as amêndoas com água quente, massala e um pouco de açúcar mascavo ou melado e consumir. Você pode consumir a bebida sem coar ou passando em uma peneira de voal para coar o bagaço da amêndoa.

 

Pessoas Vata devem ir para a cama por volta das 22 horas.

 

Praticar antes de dormir o PRANAYAMA Chandra Bhedana (Respiração da Lua por 5min; inspirar pela narina esquerda e expirar pela narina direita, fechando a narina oposta.

DICA: Se você acordar no meio da noite, levante-se e beba água morna ou um chá de camomila. Não fique apenas deitado entregue às turbulências da mente.


 

PACIFICAÇÃO DA INSÔNIA TIPO PITTA

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Kit Completo Anti Pitta

Antes de tudo, recomenda-se uma dieta de pacificação pitta:

 

ANTES DE DORMIR

Beba um copo de leite medicado. Ferva 1 copo de leite orgânico com meia colher de chá de massala chai e 4-5 tâmaras inteiras, bata tudo no liquidificador. Sirva quente no inverno e em temperatura ambiente no verão.

 

Pessoas PITTA devem ir dormir entre as 22h às 23h.

 

Praticar antes de dormir o pranayama Ujjayi:

Fazer cinco minutos de respiração Ujjayi (inspirar pelas narinas, contraindo levemente a glote e produzindo um leve ruído que deve ser suave e contínuo; reter o ar nos pulmões com a glote totalmente fechada; expirar pelas narinas, contraindo a glote e produzindo o mesmo ruído suave do atrito do ar na garganta.


 

Após os cinco minutos de pranayama, siga por um ou dois minutos de meditação.

 

 

PACIFICAÇÃO DA INSÔNIA TIPO KAPHA

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Kit Completo Anti Kapha

Antes de tudo, recomenda-se dieta de pacificação KAPHA:

 

 

ANTES DE DORMIR

Tome chá de manjericão, hortelã ou cravo com meia colher de chá de madhu anti kapha. Não adoce ou espere amornar e adoce com mel cru

 

As pessoas Kapha predominante gostam de dormir às 21 horas. Porém, dormir é considerado uma atividade oleosa, que gera nutrição e aumento de estrutura, então, dormir por longo tempo gera redução do seu metabolismo e faz com que haja ganho de peso.

 

SUGESTÃO: Pessoas Kapha deve ir para a cama por volta das 22-23:00 horas e é melhor para eles acordar entre às 5 horas ou 6 horas e, em seguida, praticar yoga ou dar um passeio. Esta quantidade de sono vai fazer o corpo se sentir melhor e ajudá-los a perder peso.

 

Pouco antes de dormir, pratique 2min de Bhastrika – Sentado com as costas bem eretas, faça por alguns instantes a respiração abdominal. Aos poucos, comece a acelerar o ritmo, contraindo ao máximo o abdômen a cada exalação. Isso deve produzir um ruído bem alto e forte. A inspiração acontece espontaneamente, quando o diafragma e o ventre se expandem. Ao exalar, o diafragma se eleva e a musculatura reta abdominal se contrai vigorosa e rapidamente. Ao inspirar, o abdômen se projeta para fora. Ao exalar, ele se contrai com força. Seguido por uma meditação de um minuto.


Leila GusmãoLeila Gusmão é baiana de nascença, mora em Santos, graduada em estética e cosmetologia, pós graduada em Ayurveda e formada em Nutriçao.

Mais informações http://leilagusmao.com.br/

FONTE:

Bhagavad Gita

Ashtanga Hridayam

Vedanet

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