Haridra Kumari – A princesa de ouro

postado em: Anti Kapha, Anti Pitta, Anti Vata | 11

Na cultura indiana tudo tem histórias lindas de Imperadores e Princesas para transmitir o conhecimento milenar de suas vivências e saberes. No Ayurveda não poderia ser diferente. A fórmula mais nobre e de fácil acesso a nós brasileiros é o Haridra Kumari, uma mistura de Aloe Vera com Cúrcuma que gera uma pasta purificante das toxinas do corpo.

Do sânscrito:

Haridra~ “aquela que é brilha dourado” – Cúrcuma

Kumari~ “princesa” – Aloe Vera

Haridra Kumari, nossa princesa de ouro traz a sabedoria da simplicidade e a potencialidade do Ayurveda, pode ser usado também como cicatrizante externo, gera imediatamente após aplicado uma capa que se assemelha a casquinha dos machucados, agindo tanto para proteger como manter o meio imune de toxinas. É um potente antibiótico e anti inflamatório. Esses são apenas os efeitos externos.

Podemos citar dentre muitos de suas propriedades, os efeitos anti oxidantes da Cúrcuma potencializados pela planta mais sábia que contemos em nossas terras, o Aloe Vera, possibilitando um composto que além de limpar o sangue e filtrar a bile, mantém o tônus dos tecidos, gera a densidade sanguínea ideal, controla a pressão, limpa o fígado e intestino. Esses são apenas alguns dos efeitos desse medicamento um tanto quanto milagroso.

Indicado para todas as mulheres que enfrentam problemas com a regularidade do fluxo menstrual, auxilia na limpeza do subdosha de Vata “Apana Vayu” que engloba o intestino grosso, ovários e toda a região descendente, facilitando o movimento excretor das toxinas. Utilizar o Haridra Kumari como detox por 1 mês é uma boa forma de limpar o corpo após o consumo longo de remédios, principalmente anti concepcionais. Age também para regularizar o intestino.

Para o agravamento em Pitta usamos o Haridra Kumari em jejum para controlar o suco gástrico, tendendo a substituir bem o uso do Omeprazol e outros, não só por acalmar o suco gástrico mas também gerando um revestimento no estômago (principalmente em casos de úlceras já instaladas) e não impede o Agni/fogo digestivo de continuar seu trabalho.

Para o emagrecimento podemos fazer o consumo dele antes das refeições, fazendo com que as membranas celulares sejam mais inteligentes na escolha do que absorver e do que excretar. É um passo para eliminar o peso excedente, promovendo a inteligência do aparelho linfático e excretor. Combinado com água morna ajuda no movimento das toxinas digediras para as vias excretoras.


A Samkhya tem o Haridra Kumari desidratado na loja. Mas vale sempre buscar o seu fornecimento pessoal, cultivando você mesmo uma Princesa Aloe Vera e uma brilhante Cúrcuma. A pasta pode ser feita fresca e mantida na geladeira por um período, mas é indicado fazer a desidratação para o consumo a longo prazo. Ainda que um medicamento, a diferença entre ele ser benéfico ou intoxicante é a sua dosagem. O Aloe Vera traz consigo a informação milenar de uma das plantas mais equilibradas da natureza. Mas também muito potente. Busque sempre o acompanhamento de um médico ou terapeuta para fazer a ingestão deste composto de forma adequada. Se bem administrada a Princesa Dourada nos purifica o corpo e a mente.

  Clique na imagem para ir a loja ver o produto

 

11 Respostas

  1. maravillosamente, la informaciГіn muy entretenida
    marquelOr

  2. Oi Edson, eu sou muito agradecida a vc por tanta informação preciosa!
    Eu sou estudante de ayurveda e estou querendo muito fazer o haridra kumari. Sinto que preciso fazer uma limpeza do rakta dhatu.
    Eu bato a babosa(tenho no quintal) junto com a cúrcuma(eu tenho fresca)e a ghee no liquidificador? Posso desidratar no sol? O sol aqui em Salvador é bem quente.
    Mais uma vez, muito obrigada!

    • Olá Rose! Que Dhanwantarie abençoe seu caminho nos estudos!
      Os pontos que considero chave p/ fazer o Haridra Kumari:
      Colher a babosa de noite, horas após o Sol ou bem cedinho.
      Colher em período de Lua Cheia e sem que sejam periodos de chuva intensos
      Usar só folhas maduras que tenham pendulado por seu peso
      Remover só o gel das folhas
      Misturar de forma a gerar uma massa com a cúrcuma, podendo adicionar algum óleo (na Samkhya usamos Ghee cozido com curcuma) para melhorar o ponto da massa.
      Desidratar em um forno na temperatura baixa, levemente aberto pra não cozinhar os comprimidos. Abrimos a massa e cortamos antes de desidratar, mas temos desidratadores para fazer este processo.
      Não desidrate no Sol, tanto – Aloe e Curcuma são fotossensivel.

  3. Olá,

    Qual a proporção de Ghee que deve-se colocar na massa e qual a função dela ?

    Obrigado

    • Uma colher de sopa de Ghee para cada 300g de cúrcuma vai bem. Ajuda a dar liga e é um óleo de altíssima qualidade.

  4. Pode usar óleo de gergelim e qual o tempo no forno? Gratidão profunda por transmitir tanta coisa boa

    • Alexandra como o intuito é digerir e nao tonificar, o oleo de gergelim nao cabe tao bem assim, sendo um oleo pesado. Melhor usar um oleo mais leve, como uva/cêco/girassol. Mas o ideal seria Ghee, mas é bem pouquinho que usa (seja de qual for)

  5. Como faço para comprar .para consultar com vc .para fazer um curso com vc .

    • Olá, pode entrar em contato pelo whatsapp 24-98845-1837 para se informar melhor sobre os locais aonde a SAmkhya atende.

  6. Catarina Oliveira

    Por favor informe se tem kumkumadi lepana e Bala.
    Aguardo
    Gratidão

    • Olá Catarina. Não temos ervas indianas, produzimos a linha só com ervas nacionais. A pomada Anti Pitta é um item similar ao citado, resolvendo agravações gerais da pele com compostos Sattvicos.

Deixe uma resposta