Os efeitos de Kapha no organismo

postado em: Anti Kapha | 0

Para uma referencia inicial do que é Dosha, leia o post introdutório clicando aqui.

 

Quando falamos no Dosha de Kapha fazemos menção a estrutura básica que forma qualquer matéria. Tudo aquilo que é paupável tem seu Kapha presente. Toda a madeira, a terra, as pedras, todas as estruturas sólidas contém sua parte nutritiva em grande proporção. Diferente do vento que contem movimento e dos ácidos que contém a transformação neles, o Kapha promove estabilidade, peso e aderência. É a parte nutritiva dos Doshas, permitindo que os movimentos de Vata e transformações de Pitta sejam harmonizadas por meio da sedosidade e calma de Kapha.

No primórdio das energias Kapha é feminino e se assemelha com Shakti – a visão feminina do meio. Permite a existência de tudo e de todos, aceita as coisas como são, agrega-as e torna tudo parte de um todo. Kapha traz a lubrificação, maciez, sedosidade e harmonia, é o colo de mãe que tanto nos falta hoje em dia. É dormir uma noite inteira de sono, é estar com quem nos ama e nos faz bem. Tudo que o Dosha de Kapha representa de bom está atrelado a conexão sentimental, segurança e estabilidade.

O kapha se representa no corpo inicialmente como o muco digestivo que protege nosso estômago da bile abrasiva e também reveste o alimento que foi ingerido com esse muco, possibilitando que o alimento seja mais facilmente agregado ao corpo por esse muco gerar adesão. Um bom Kapha digestivo gera tecidos firmes, suaves e compactos. O muco agrega as partículas e faz com que haja ali uma maior transmissão elétrica.

Na falta de Kapha corporal tendemos a perda aguda de tecidos, falhas na memória, debilidade sexual, baixo vigor e imunidade. O Vata é como o vento circulando, o pitta é o metabolismo e o kapha é o pote de barro. Precisamos de um bom vento disponível e um metabolismo constante que nos ajude a escolher o que queremos e o que não queremos. Mas é no pote de barro que nos resguardamos. Levando isso em consideração não adianta seguirmos uma dieta crudívora pela pouca presença de Kapha. E muitas vezes mesmo o veganismo deixa a desejar pela pouca presença de gordura de alta qualidade. Um bom Kapha gera os nutrientes necessários para a sinapse neural perfeita.

Quando o Dosha de Kapha está desarmonizado e em excesso, tendemos inicialmente a uma maior quantidade de muco estomacal e é a porta de entrada para obesidade. O muco impede que o alimento entre em contato direto com a parede do estômago, fazendo com que o estômago não mande ao cérebro o impulso da saciedade. Esse mesmo muco em excesso tende a ofuscar o suco gástrico e reveste o alimento com mais aderência do que ele naturalmente deveria ter. Dessa forma esse alimento seja qual for passa a ter um efeito letargiante no Agni/fogo digestivo e começa a gerar tecidos pesados e densos demais.

Além de fisicamente ser comum o Kapha ficar acima do peso, ele também acumula outras coisas como sentimentos promovendo melancolia, pena de si mesmo, apego pela matéria e pelas emoções. Busca se refugiar no que traz conforto e acalenta, e fisicamente o que mais conforta e sacia é o alimento pesado e sabor adocicado. Com esse consumo geramos então um ciclo constante de melancolia, apego e ganho de peso. A solução para um Kapha e seu excesso de Shakti na vida é um bom Shiva. A energia de transmutação do Fogo juntamente com seu poder de destruição possibilita a mudança de hábitos impregnados e a digestão dos materiais acumulados durante os anos de letargia. Shiva pode se representar tanto como uma ação constante de praticar uma atividade física como o uso de especiarias que auxiliem na digestibilidade do Kapha. Em geral todas as pimentas são bem vindas na hora de controlar o Kapha. Podemos encontrar um bom conjunto delas na Massala Anti Kapha.

Para o controle geral do Dosha de Kapha devemos levar em consideração estabilizar os 7 tecidos básicos. Para isso precisamos manter o Fogo ativo em todos eles. Muitas vezes o uso constante de chás promove parte do necessário mas precisamos sempre agir por todos os campos, principalmente quando estamos falando de mudar tanto os padrões físicos que geram obesidade quanto os hábitos e apegos que geram melancolia e letargia. O uso de ervas depurativas da gordura tanto nos alimentos como em chás e até óleos corporais traz um rico e complexo sistema de defesa contra o Kapha mal administrado.

Quando estamos entorpecidos pelo mal hábito o nosso corpo tende a acumular aquilo que mais produzimos. O Vata fica ansioso, o Pitta fica estressado e o Kapha fica obeso e letárgico, sendo quem mais sofre nos maus olhos da sociedade atual. Para recuperar essa inteligência corporal que não permite que nosso corpo agrege nada que não “o pertence” agimos também com compostos depurativos da gordura no sangue e tecidos mais sutis. Um composto de fácil administração é o Trikatu, mistura de 3 picantes – Gengibre, Erva Doce e Pippali. A Samkhya tem sua versão de “Trikatu” com o nome de Madhu (mel).

O Madhu Anti Kapha promove o primeiro sistema de defesas contra a obesidade e os maus hábitos que acompanham esse quadro. Muito além de um composto de ervas com mel, é o fogo e o movimento necessários para aquecer e derreter a gordura e em seguida movê-la para fora do corpo.

É importante ressaltar que todos precisamos de um Kapha no corpo. Para aqueles que tem debilidade de tecidos e são muito magros, a falta do Kapha no estômago tende a ter grande parte nessa falta de tecidos. Um antídoto é fazer a ingestão de tâmaras antes das refeições para começar a gerar esse bom muco que recebe o alimento a ser digerido.

Um bom corpo não é aquele que tem seus 3 Doshas em equilíbrio, mas aquele que mantém os Doshas sem estrapolar seus níveis limite. É comum e saudável um Vata ser levemente agitado, um Pitta ser levemente stressado e um Kapha ser levemente complacente. Essas são suas naturezas. A doença começa a acontecer quanto o Vata fica agitado demais, o Pitta vive de stress e o Kapha vive de concessões. A doença se aloja quando mantemos os mesmos hábitos sem modificá-los, esperando que nosso corpo continue saudável. Assim como o dia e a noite, as marés, as fases da Lua e as estações do Ano, tudo muda o tempo todo. Essa deve ser nossa abordagem com a saúde, identificando o que precisa ser constantemente modificado e transformado. E usando do Ayurveda esse processo fica mais fácil e fundamentado.

       Kit Anti Kapha com desconto. Confira.

 

Meditação: Você tem a força da água e da terra guardados em si. A estrutura de um Deus da Mitologia Grega. Mas de nada adianta se represar suas energias. Dê a elas o direcionamento necessário para mover-se constantemente em sua Vida, pois fostes abençoado com o Vigor da Vida para usá-lo, não para guardá-lo. Uma árvore seca não se rega a raiz. Arranque-a fora e plante uma nova, aplique essa regra Dharmica em seus hábitos.

Deixe uma resposta