Os efeitos de Pitta no organismo

postado em: Anti Pitta | 19

Para uma referencia inicial do que é Dosha, leia o post introdutório clicando aqui.

Quando nos referimos ao Dosha de Pitta estamos falando de toda a transformação. O gás de cozinha quando é submetido a uma faísca e entra em combustão gerando o fogo, das propriedades de um ácido que corrói as superfícies, do metabolismo dos seres que respeita a regra que “nada se perde, nada se cria, tudo só  se transforma”, até mesmo o discernimento do que é lido aqui. Isso tudo compreende-se como Pitta.

As características desse Dosha no organismo vão desde a mais sutil compreensão de informação, discernimento dos sentidos, dos pensamentos, escolhas na vida, uso da capacidade de racionalizar, até o mais físico como a produção de enzimas para a quebra dos alimentos em partículas menores, as funções presentes em todo o intestino delgado e fígado, transformando aquilo que é ingerido em tecidos pré absorvíveis, a capacidade de manter o calor corpóreo contante para o metabolismo, e todos os tipos de transformações.

Em nossa digestão nós mastigamos o alimento e trazemos a ele um constante movimento digestivo, essa é a parte Vata.

Quando o alimento é misturado com a saliva e o muco estomacal ele ganha as qualidades de aderência e peso que são Kapha.

E a parte Pitta da digestão promove toda a quebra das partículas grandes em partículas menores, da separação do que é bom e do que é ruim, da transformação do que é bom em nutrientes para gerar os 7 tecidos, a começar pelo Plasma. E pegar toda a parte que é ruim e enviar para forma do corpo na forma de dejetos/excreções via fezes/urina/suor.

O Pitta se representa então como um conjunto de metabolismos constantes e transformações de pensamento e sentido. É dito que uma mulher de signo de Fogo que venha a ter uma TPM forte em uma Lua Cheia é capaz de qualquer coisa! Não seja por menos, o Pitta é o Dosha que soma os elementos Fogo+Água e são justamente esses elementos que ficam agravados no sistema linfático feminino durante a TPM, agregando radicais livres e acumulando acidez generalizada. Nesses momentos chás de Cúrcuma com: Sálvia fresca ou Coentro ou Dente de leão são de grande ajuda. O uso constante de Massalas Anti Pitta também fornecem não só um magnifico sabor refrescante na dieta como o controle dessa bile em excesso, como segue abaixo:

Todo tipo de inflamação, queimação, vermelhidão são ligados a esse Dosha. O Pitta produz como excreção de seu atrito celular a bile e inflamações gerais. Pittas mais agravados tem problemas de pele, diverticulites, gastrites, esofagites, etc. Muito ligado aos desejos alimentares, eles adoram aquilo que os intoxica, como conservas, pimentas, enlatados e embutidos. Não adianta só cortar o salaminho, a salsicha e linguiça. Tem que parar também com o vinagre, o palmito, a azeitona, alcaparra, e todos os tipos de molhos industriais prontos que contenham ácido ascórbico, glutamato monossódico e uma série de outros elementos acidificantes do organismo. Em todo caso uma mistura de ervas digestivas do excesso de Pitta com mel é grande aliada do fogo desequilibrado, como o composto Madhu Anti Pitta que segue abaixo:

O Pitta não assume ser corrigido por alguém. No entanto quando sua inteligencia aguçada remove o véu de ignorância trazido por seu ego inflado, ele não tem problemas em corrigir seus erros, ainda que amargurado. Ele é conquistado pela sabedoria e capacidade discernitiva, coisas que ele mesmo almeja.

As ervas brasileiras se bem usadas tem todo o controle sobre o Dosha de Pitta no organismo tais como: stress, nervosismo, cabeça quente, acidez, inflamações, dermatites, espinhas, infecções urinárias e uma série de outros problemas ligados ao desequilíbrio do fogo. O Coentro e a Cúrcuma são cargo chefe, mas podemos adicionar a Salsa e Cebolinha por suas propriedades depurativas do sangue e calmantes do fogo digestivo. O Dente de leão e Capim limão são muito usados e fazem chás deliciosos.

Confira o Kit Completo Anti Pitta com desconto!

 

Para controlar os efeitos de Pitta na mente, o Buttermilk é o maior aliado, sendo o soro do leite orgânico separado por talhar o leite com limão. O Buttermilk é o melhor refresco para a mente. Aliado a meditação, traz tudo que um indivíduo do fogo precisa para não fritar nos problemas do dia na hora de dormir.

Meditação: “O mestre do Fogo é aquele que domesticou a energia do fogo sendo capaz de utilizá-la para fins criativos, em vez de usá-la para a destruição. Ele tem a compreensão que é própria dos que estabeleceram seu domínio sobre os fogos da paixão, sem reprimi-los, mas também sem permitir que eles se tornem destrutivos e desequilibrados”

 

19 Respostas

  1. Silvana nunes

    Excelente. Sou dosha pitta e uma ariana e tenho.muito.problemas de enjoos pela manhã.

    • Olá Silvana. Talvez a Panacéia possa ser a melhor receita para você, ou mesmo água morna com limão pela manhã, de preferência água do filtro de barro.

  2. Olá Edson. Adorei teu teste. Confirmou meu dosha pitta e vou querer provar teus produtos. Quanto sai o teu kit anti pitta?

  3. Amo pimentas e vivo com queimações estomacais o dia todo. Acordo com enjoos e refluxo, mas já como muito açafrão e chás, sou liberiana e me cobro demais. Tem algo que ajude ? Algum chá?

    • Olá Célia. Pelo seu relato voce parece ser mais Pitta-Vata, te dando tanto uma vontade grande de comer como uma digestão rápida que não produz proteção mucosa pra acalmar os ácidos. O uso de chás nao necessariamente ajuda de forma direta, porque eles nao vão criar o muco pra você. Talvez o consumo de 2 tamaras hidratadas imediatamente antes de cada refeição te ajude. Ou o Haridra Kumari ingerido 3x ao dia, 2 comprimidos 15m antes das refeições. Mas vale ressaltar que o legal seria voce controlar melhor seus impulsos e dar ao seu corpo somente o que faz bem a ele.

  4. Ola. Sou dosh a pitta e tenho diarreia todos os dias pela manhã ha mais de 3 anos. Ja tirei leite, embutidos, álcool, industrializados, glúten e continua a mesma coisa. Há algum produto indicado?

    • Olá Bia. O Haridra Kumari consumido 3x ao dia, 2 comprimidos antes das refeições pode dar seus bons resultados por volta do terceiro a quinto dia de consumo. Tende a diminuir o excesso de bile que irrita o intestino e mantem o corpo acelerado e excretando constantemente.

  5. Gostei do teste e do resultado. Sou de um signo de água e agora percebo que tenho o fogo nele. Parece que não estou sabendo harmonizá-los. Sou teimosa, com muita energia, mas ultimamente tenho sentido uma diminuição dessa energia. Sou realmente muito exigente e quando quero determinada. Tenho tendência a aumentar meus sofrimentos também. No momento estou com uma complicação em investigação no intestino…e até o médico está achando que o estopim pode não ser físico. O resultado do teste veio a contribuir para eu refletir que preciso mesmo mudar. Amo cúrcuma…e a maior dificuldade na dieta que já estou fazendo por orientação é cortar o leite e a carne vermelha. Besteiras e embutidos já não comia quase. P/s: O que seriam verduras amargas?Agrião seria um exemplo?

    • Agriao, Rúcula, Couve, Taioba. Tudo que for mais verde escurecido cai nessa classe. Se seu intestino estiver puxando pro irritado, essas plantas mais amargas/adstringentes não ajudam tanto no momento, sendo melhor regular esse processo (que costuma ser acúmulo de Bile em forma de água) pra em seguida usar as plantas descritas.
      Dos produtos (caso o intestino esteja realmente irritado) ao menos o Haridra Kumari e a Massala Anti Pitta são certeiros.
      Namaste, obrigado pelo comentário.

  6. Adorei o teste. Me descobri Pitta em todos os quesitos. Tenho ganhado muito peso e me sentindo muito desvitalizada apesar de já ter melhorado a dieta. Adoro embutidos, carne vermelha mas já tenho consumido muito menos exatamente pela queimação e má digestão que eles me causam. Poderia me ajudar com quais alimentos e produtos utilizar?

  7. Jéssica Dias

    Acredito que eu tenho algum outro Dosha adiconado ao resultado do meu teste. Sou aquariana e o teste indicou Pitta, adoro viajar na maionese, e muitas vezes me falta força de ação, sempre tenho ideias incríveis, mas fazer que é bom. Tenho uma alimentação muito boa, mas adoro coisas cítricas, tomo todo dia suco de laranja (melhor que café para me acordar) e sou viciada em azeitonas.
    Ando bem estressada, muito reclamona, estou acelerada, não consigo me concentrar nos afazeres diários e demoro muito pra pegar no sono sempre. Algum alimento que ajude amenizar essas características??

    • Olá Jéssica. Voce parece ter o corpo fisico mais Pitta e a mente mais Vata. Entao de uma forma ou de outra te aterrar é a boa. ALimentos doces como tâmaras, sementes de girassol e ghee são bons para o que você descreve, e chás como Centelha Asiática, Jasmin, Camomila. Leve em conta diminuir os alimentos ácidos como os cítricos citados, os alimentos tostados e estimulantes como o café, e o sal excessivo contido nas azeitonas e todas as conservas. Todos esses alimentos são grandes fontes de toxina Pitta.
      O Tônico Ayurvédico, Madhu Anti Pitta, Massala Anti Pitta, Chai, Madhu Anti Vata e Massala Anti Vata também se encaixam bem na sua rotina e necessidade, se usados com regularidade. Considere o Kit Anti Pitta, mas leve sempre em conta a análise frente a frente com um terapeuta de Ayurveda que possa medir seu pulso e analisar com meticulosidade sua rotina e indicação.

  8. Boa tarde, estou fazendo curso de formação em Ayurveda e deste o primeiro encontro tenho ficado muito angustiada por não ter definido minha essência e meus agravamentos. Tenho constituição física mediana, mas olhos grandes e tendência de acúmulo de gordura na barriga e quadris. Do meu ponto de vista, de Kapha só tenho essas últimas características físicas e um apreço grande por doces. Porém, me identifico demais com Pitta e meu teste deu Pitta agravado. Sou virginiana, extremamente perfeccionista (o que é um problema enorme em diversos aspectos!), organizada demais e tenho tendência a ser muito estressada e rígida. Tenho gastrite, refluxo e pequenas inflamações constantes na pele (que não são espinhas). Meu autodiagnóstico seria que meu agravamento é em Pitta e, talvez, em Vata, mas acho que a parte Vata seria pela agitação mental, falta de conclusão em diversos aspectos e constipação intestinal. Porém, creio que a agitação poderia ser explicada por ser perfeccionista e, como tenho muitas atividades, não conseguir concluir tudo de forma 100% perfeita. A constipação poderia ser explicada por estar tão envolvida com minhas atividades que, às vezes, esqueço que preciso fazer comida e quando sinto fome não consigo esperar muito para comer, senão fico muito irritada. E o apreço por doces poderia ser porque o doce acalma Pitta… Gostaria muito de consultar com o Edson, por toda a experiência e clareza que pude perceber em todos os vídeos que tive a oportunidade de assistir, mas nesse momento a distância é um impedimento. Por isso peço a ajuda de vocês, pois penso em adquirir um kit Anti Pitta, mas gostaria de saber se mais algum produto seria indicado. Desde já agradeço muito pela ajuda!

    • Ola Rafaela. Edson Osorio aqui. Legal seus estudos e observações. Vou te dar uma dica, não fica tão imersa em qual seu Dosha e qual seu agravamento, se importa com qual seu Dharma e como seus Doshas podem te ajudar a realizar essa função. Mas entendo bem suas questões.
      O Kit Anti Pitta é bem completinho, qualquer um dos kits vem com as opções que voce precisa para usar ayurveda na comida doce, comida salgada, no cafe da manhã com o tonico e a panacéia, e aumentando a ingestão de óleo de qualidade com o Ghee.
      Os Madhus são usados como digestivos durante o dia, como antes das refeições, durante ou depois, com o intuito de diminuir a produção daquele determinado Dosha na digestão (gases e ressecamento; bile e inflamações; muco e letargia)
      Talvez o Haridra Kumari seja uma boa opção a mais, utilizando 2 comprimidos 1x ao dia (é uma dose bem pequena só para manutenção do sistema excretor e imunológico).

  9. Desculpem, não consegui editar o comentário anterior.. é citado que Buttermilk seria um bom aliado, mas tenho leve intolerância à lactose. Existe alguma alternativa ao Buttermilk? Em caso negativo, seria possível utilizar a receita de uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre para uma xícara de leite? Obrigada!

    • Em geral a intolerância a Lactose está muito aliada a uma fraqueza de Agni/fogo digestivo, e não diretamente a lactose em sí. Talvez o buttermilk feito de um leite fresco/orgânico com a receita tradicional de bater com sal do himalaya, coentro e cominho, dê a sua digestão tudo o que precisa, e teria os magníficos benefícios dele no corpo, na produção de tecidos nobres.

  10. Gratidão Edson!

  11. Maria Marly Ferreira de Souza

    Olá Edson:
    Queria comprar 0 Kit Anti Pitta usando cartão de crédito. Vcs não trabalham com ele?

    Desde já agradecida pela resposta.

    Maria Marly
    PS. Muito boa sua explanação sobre doshas no youtube. Agradecida pelos ensinamentos.

    • Maria Marly desculpe a demora. Aceitamos cartão sim, pelo Pagseguro. É só fazer o caminho da compra que te leva para o pagamento com cartão

Deixe uma resposta