Os efeitos de Vata no organismo

postado em: Anti Vata | 4

Quando buscamos entender o Ayurveda sempre chegamos a um conceito chamado Dosha. Dosha é uma soma de características. Se eu classificar algo como “bonito” estou querendo dizer que tem uma simetria presente naquele objeto, que há uma harmonia, uma sintonia de formas. O mesmo vale pra qualquer adjetivo. Dosha então é como um adjetivo, é uma classificação para um elemento.

Quando dizemos que algo é bonito estamos nos referindo também a um sistema comparativo. É bonito comparado a uma outra coisa, e não precisamos necessariamente citar aquela comparação, mas adjetivos são um conjunto de comparações e classificações, e só se classifica algo quando existe uma diferença dele para outra coisa.

Temos então 3 tipos centrais de classificações no Ayurveda, chamados dos Doshas de Vata, Pitta e Kapha.

O Dosha de Vata se representa por características de leveza, resfriamento, ressecamento, excesso de movimento e irregularidade. Reparem que é um conceito, e se formos classificar como um elemento ele é bem similar ao Ar e Éter, ao elemento gasoso e ao vácuo, o vazio.

Vata se representa no nosso corpo como todo tipo de movimento, sejam nas idéias, o movimento circulatório, o movimento das fezes, da urina, do suor. Todo tipo de movimento é regido por Vata. Quando seus pensamentos são acelerados e muito ativos, ou suas fezes tendem a ser muito secas e duras, ou sua circulação não é boa podendo chegar a ter frio nas extremidades, ainda podemos citar também a irregularidade na fome. Todos são exemplos da presença de Vata em excesso no nosso corpo.

Para diminuirmos as características de Vata precisamos aquecer e olear. O Ayurveda é um sistema de opostos, significa transformar aquilo que está frio e seco com algo que é quente e úmido, para nutrir, proteger e aquecer. O Vata precisa daquilo que se assemelha com “colo de mãe” ou uma canja de galinha (com ou sem galinha). Mas o problema vai além disso.

Como o indivíduo Vata é ansioso, insone, acelerado e basicamente hiperativo, ele passa a pular as refeições e a esquecer da existência do apetite, se resguardando em vícios sensoriais como o fumo, alcool e doces. É o excesso de “espaço vazio” que gera essa necessidade de se preencher com o meio externo e o entorpecimento dos sentidos. Para curar o excesso de Vata precisamos principalmente de disciplina e mudança de hábitos.

Algumas ervas e especiarias que ajudam que ajudam no controle de Vata são, além de Óleo de Gergelim e Ghee: Gengibre, Erva Doce, Alcaçuz, Pimenta do Reino, Centelha Asiática, Açafrão, Cominho, Orégano, Manjericão, Aroeira (pimenta rosa), Alecrim e Louro. Na samkhya fazemos 2 preparados específicos para os Vatinhas, uma Massala Anti Vata que combina bem com alimentos salgados como arroz, feijão, purês, cremes e suflês – tudo que o Vata precisa, podendo polvilhar por cima do alimento ou refogar a massala no óleo para em seguida cozinhar.

O outro produto é o Madhu Anti Vata , uma mistura de ervas tonificantes e digestivas de Vata acrescidas de mel para gerar uma massa e facilitar sua ingestão. Seu uso é simples, podendo ingerir 1/2 colher pequena da massa do Madhu após as refeições.

Voce pode encontrar maiores informações sobre esses produtos em nossa loja. Fique atento a sua fome, a sua capacidade de digerir, a produção de gases, a insônia e agitação mental. O Dosha de Vata é o principal em distúrbio no dias de hoje e nossa cultura carece do uso de especiarias para a digestão. Adotamos os piores costumes das culturas européias, já está na hora de tomarmos responsabilidade pelo belo país em que vivemos e utilizar dos perfumes e sabores das massalas para nossas refeições.

Confira o Kit Completo Anti Vata em promoção!

Meditação: “Você se surpreenderia com todas as coisas que é capaz de fazer. Mas antes precisa acreditar nelas e abandonar toda a dúvida que te impede de terminar seus afazeres. Abandone a ideia de vir a ser alguém melhor. Você já é perfeito e só precisa aprofundar-se em si mesmo. Tire as dúvidas e as incertezas da frente, e a Obra de Mestre será revelada pois Deus não cria coisa alguma menor que isso.”

 

4 Respostas

  1. Fernanda Coelho

    Edson … Adorei o site tá ótimo…Beijos

  2. Bianca Carvalho

    Cada página desse site é uma agradável surpresa. Tanto carinho, tanto cuidado! E essa meditação no final foi assim, uma coroa de ouro! Parabéns mas principalmente, muito obrigada!

    • Obrigado pelo comentário Bianca. Estamos com muitas idéias ainda para colocar em prática em busca de manter o Ayurveda conectado com todos.
      Namaste.

  3. Adorei o site! Que surpresa boa, e quanto conteúdo rico! Gracias pelo cuidado que tiveram em cada detalhe. Vou tentar equilibrar este Vata;rs * Namastê

Deixe uma resposta