Rasayanas – Os Tonicos da Ayurveda

postado em: Anti Pitta, Anti Vata, Dicas | 1

Para o Ayurveda precisamos sempre de dois processos separados para gerar saúde. A primeira e fundamental é eliminar as toxinas, usando de especiarias, chás, ervas, alimentos e tudo que houver ao nosso alcance para que possamos eliminar os excessos de Dosha (como gases e ressecamento; gastrites e problemas de pele; obesidade e letargia, etc). Estes excessos de Dosha se entranham inicialmente em nosso sistema digestivo, mas posteriormente nos tecidos, algumas vezes  até em nossos sentidos, em nossa percepção do mundo, em nossa mente. Então a primeira das duas bases é digerir as toxinas. O processo de Shodana/purificação. Daí vem o nome de uma famosa respiração no Yoga, o Nadi Shodana, aonde expelimos o excesso de toxina dos canais energéticos que se representam pelas narinas. Purificacão dos Nadis.

Após eliminar, precisamos seguir o para o segundo processo. Para a geração da saúde, repondo os tecidos removidos por novos  e ricos tecidos. Esses com a busca de apaziguar os problemas que existiam antes. Então para uma pessoa magra, vamos dar coisas pesadas e densas para repor seu vazio. Para uma pessoa quente, alimentos mais resfriantes e estabilizantes do fogo digestivo, e para uma pessoa mais gordinha vamos dar alimentos mais quentes e metabolizantes, ao invés do rotineiro açúcar e glúten. Dessa forma vamos chegar a uma proximidade maior da Saúde individual de cada um.

Saúde não só como a ausência de doenças, mas o funcionamento integral das faculdades de socialização, processos mentais, saúde fisiológica e espiritual. Dessa forma nossos tecidos fazem grande parte desse papel, gerando a estrutura necessária para que possamos cumprir os objetivos espirituais, sem deixar que nossa fisiologia seja problema para isso.

O Ayurveda usa como repositor dos tecidos, os Rasayanas. Rasa significa plasma, o tecido mais básico criado pela digestão. Yana significa rejuvenescer. Rasayana é o rejuvenescimento do Plasma, do tecido que nutre todos os outros tecidos e todas as partes do corpo. É por intermédio dele que fazemos a captação do oxigênio nos pulmões, é ele quem nutre nossas periferias, transporta os anticorpos, gera fluidez, recicla a linfa. Rejuvenescer o plasma é rejuvenescer todo o corpo. Entendemos então que após o processo de remover as toxinas, precisamos adicionar os nutrientes necessários para rejuvenescer o Plasma de acordo com as características que aquele corpo específico precisa. Rasa-yana.

Existe uma série de “Super Alimentos” que geram tecidos repositores sem que haja grande produção de toxina. Esses são nossos Rasayanas. Alguns deles são o Tribulus Terrestris, Tâmaras, Ghee, Catuaba, Ginseng, Açaí, Cacau, Chia dentre outros. Bem usados e na combinação certa os alimentos se tornam potentes Rasayanas. Um famoso preparado Ayurvédico é o Chyawanprash, uma mistura de especiarias com super alimentos e ameixas, indo ao fogo e gerando uma geléia nutritiva de potente ação. Os efeitos anti oxidantes e nutritivos de um bom Chyawanprash são o melhor Rasayana possível.

Aqui na Samkhya nós fazemos uma versão brasileira do Chyawanprash, usando ingredientes que não precisam ir ao fogo para que haja a alquimia necessária para sua transformação, mas ainda sim carregam consigo a potência dos Super Alimentos. Como a natureza do corpo do brasileiro é em geral quente, usamos as tâmaras ao invés de passas ou ameixas. Seu efeito doce e pesado fornece um Rasayana nutritivo e boa “lenha”para o nosso fogo. Adicionados, com as tamaras, sementes de gergelim, girassol e castanha do pará, chia e côco ralado, tendo então a pasta ideal para carregar nossas plantas tonificantes: açaí, catuaba, marapuama, ginseng, tribulus terrestris, cacau e o pólen desidratado. Esse conjunto potente de ervas é misturado em proporções harmônicas com a pasta de sementes, tamaras e castanhas, gerando uma massa tonificante e pesada. Mas todo Rasayana quando não é bem administrado, gera toxina por ser de natureza pesada. Então para melhorar a digestibilidade adicionamos uma pitada de Massala Doce (gengibre, erva doce, cravo, canela, cardamomo, anis estrelado, noz moscada) e Sal do Himalaya para estabilizar a absorção.

Dessa forma o Tônico Ayurvédico traz para nós a possibilidade de usar um Rasayana potente, feito para nosso biotipo. Considerando que devemos comer o que existe na nossa terra, consumir aquilo que é feito por nós e para nós. Suas indicações começam desde um indivíduo com baixa energia até um atleta necessitando repor as energias. Muito usado para misturar em sucos, vitaminas e geléias, de gosto doce e potente, traz consigo a força da terra para nutrir nossos corpos.

Saiba mais sobre esse potente Rasayana – Tônico Ayurvédico.

Uma resposta

  1. Kátia M Jaccoud

    Minha mais acertada discrição. Grata.
    Sucesso, aí ?

Deixe uma resposta