Sattva, Rajas e Tamas – as qualidades mais sutis da natureza que permeiam nossa mente

postado em: Uncategorized | 2
Resultado de imagem para sattva rajas tamas
A prática e a filosofia do Ayurveda são úteis não apenas para restaurar o equilíbrio do corpo, mas também do espírito. Assim como podemos identificar nossos doshas predominantes (Vata, Pitta e Kapha) e cultivar hábitos coerentes com nossas necessidades, devemos reconhecer os nossos padrões mentais, que vão determinar a maneira como percebemos e respondemos ao estímulos externos.
Tais padrões são chamados de Gunas e representam nossas tendências mentais.

Os Gunas são, segundo a filosofia Samkhya, uma das três “tendências” — Sattva, Rajas e Tamas, — que caracterizam um comportamento, estado mental ou fenômeno natural.

Os Gunas, ou atributos da substância universal, são já muito bem explicados, no Bhagavad Gita:
bagavagita

Por David Frawley (Vamadeva Shastri)

Já o Ayurveda fornece uma linguagem especial para a compreensão das forças primordiais da Natureza e nos mostra como trabalhar com eles em todos os níveis. De acordo com Yoga e Ayurveda, a Natureza consiste em três qualidades primitivas, que são os principais poderes da Inteligência Cósmica que determinam o nosso crescimento espiritual.

1) Sattva – inteligência, transmite equilíbrio

2) Rajas – energia, causa desequilíbrio

3) Tamas – substância, cria inércia

Os três gunas são as qualidades mais sutis da Natureza que estão subjacentes à matéria, à vida e à mente. São as energias através das quais não só a mente superficial, mas nossa consciência mais profunda funciona. Eles são os poderes da alma que possuem os karmas e desejos que nos impulsionam de nascimento em nascimento.

Todos os objetos no universo consistem em várias combinações dos três gunas. A evolução cósmica consiste em na interação mútua entre essas três forças. Os três gunas são um dos principais temas do pensamento ayurvédico, eles formam um nível mais profundo do que os três humores biológicos (os doshas) e nos ajudam a entender nossa natureza mental e espiritual e como ela funciona, por isso, também são chamados de GUNAS MENTAIS.

Sattva

Sattva é a qualidade da inteligência, virtude e bondade e cria harmonia, equilíbrio e estabilidade. É leve (não pesado) e luminoso na natureza. Ele possui um movimento para dentro e para cima e provoca o despertar da alma. Sattva fornece felicidade e contentamento de uma natureza duradoura. É o princípio da clareza, amplitude e paz, a força do amor que une todas as coisas.

Rajas

Rajas é a qualidade da mudança, atividade e turbulência. Introduz um desequilíbrio que perturba um equilíbrio existente. Rajas é motivado em sua ação, sempre buscando um objetivo ou um fim que lhe dá poder. Ele possui movimento externo e faz com que a ação auto-busca que leva à fragmentação e desintegração. Enquanto no curto prazo Rajas é estimulante e proporciona prazer, devido à sua natureza desequilibrada que rapidamente resulta em dor e sofrimento. É a força da paixão que causa aflição e conflito.

Tamas

Tamas é a qualidade da opacidade, da escuridão e da inércia e é pesada, véu ou obstrutiva em sua ação. Ele funciona como a força da gravidade que retarda as coisas e as mantém em formas específicas limitadas. Possui um movimento descendente que provoca decomposição e desintegração. Tamas provoca ignorância e ilusão na mente e promove insensibilidade, sono e perda de consciência. É o princípio da materialidade ou inconsciência que faz com que a consciência se torne velada.


Correspondências dos Três Gunas

Cor

  1. Sattva – branco, pureza e harmonia
  2. Rajas – vermelho, ação e paixão
  3. Tamas – preto, escuridão e ilusão

Tempo

  1. Sattva – dia, clareza
  2. Rajas – nascer e pôr do sol, crepúsculo, transição
  3. Tamas – noite, escuridão

Energia

  1. Sattva – neutro ou equilibrado
  2. Rajas – positivo, coloca as coisas em movimento
  3. Tamas – negativo, retarda o movimento

Os mundos

  1. Sattva – céu ou espaço, a região da paz
  2. Rajas – atmosfera, a região de tempestades
  3. Tamas – terra, reino da gravidade e inércia

Níveis de Cosmos

  1. Sattva – causal ou ideal
  2. Rajas – forma sutil ou astral, pura
  3. Tamas – bruto ou físico

Reinos da natureza

  1. Sattva – seres espirituais: deuses, deusas e sábios
  2. Rajas – reino humano
  3. Tamas – reinos minerais, vegetais e animais

Estados de Consciência

  1. Sattva – acordando
  2. Rajas – sonhando
  3. Tamas – sono profundo
Os Gunas, portanto, podem ser considerados energias, qualidades ou forças que atuam dinamicamente em nossa expressão. Eles representam um triângulo de forças simultaneamente opostas e complementares que governam tanto o universo físico quanto nossa personalidade e padrões de pensamento na vida do dia-a-dia, dando origem às nossas realizações ou fracassos, alegrias ou infelicidade, saúde ou doença.
Apenas nós, seres humanos temos a capacidade mudar os níveis das gunas através da escolha do estilo de vida e suas práticas. Ao mesmo tempo, precisamos de todas as três qualidades em nossas vidas. Tamas nos fazem parar e descansar, enquanto Rajas nos mantém fluindo e Sattva nos leva a compreensão para obtenção da clareza e sabedoria. Cabe àquele que busca elevação, fazer as escolhas certas para adquirir clareza e a auto expressão essencial.

Por este ser um assunto extenso, falaremos um pouco mais sobre essa três qualidades da natureza nos próximos posts. Espero vocês lá ^.~

Leila GusmãoLeila Gusmão é baiana de nascença, mora em Santos, graduada em estética e cosmetologia, pós graduada em Ayurveda e formada em Nutriçao.

Mais informações http://leilagusmao.com.br/


FONTES:

Bhagavad Gita

Ashtanga Hridayam

Vedanet

2 Respostas

  1. Parabéns!
    Mas, quero contribuir com uma sugestão: convido-a para conhecer a Parapsicologia do Sistema Grisa, têm muito a contribuir com seu trabalho.

    • Oi Rose. Aqui é o Edson Osorio fundador da Samkhya. Conheço e já recebi as terapias da parapsicologia, me ajudaram por um bom tempo a entender melhor minha forma de me relacionar com minhas emoções. Ayurveda usa tudo que há, tudo exerce efeito, tudo é “Dravya Guna”, tudo move as energias sutis de sattva pra rajas, rajas pra tamas, e vice-versa, assim como altera os Doshas. Nesse caso a Parapsicologia é um conhecimento Sattvico =)
      Obrigado pela contribuição!
      Namaste

Deixe uma resposta